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Apostila direcionada para Professor de Educação Básica II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental Prefeitura Ribeirão Preto

 

Língua Portuguesa: Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontua-o. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem as relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

Matemática: Resolução de situação-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números reais, nas suas possíveis representação; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equação do 1º ou do 2º graus; Sistema de equação do 1º grau; Grandezas e medidas - quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas - tabela ou gráfico; Tratamento da informação - médias aritméticas; noções de Geometria - forma, ‚ângulos, ·área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.

Estatuto do Servidor: Lei Ordinária nº 3.181/76 - Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Funcionários do Município de Ribeirão Preto

Conhecimentos Pedagógicos e legislação: Relação entre educação, escola e sociedade: concepção de Educação e Escola; função social da escola; educação inclusiva e compromisso Ético e social do educador. Gestodemocrática: a participação como princípio. organização da escola centrada no processo de desenvolvimento pleno do educando. A integração entre educar e cuidar na educaçãobásica. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, o planejamento e a implementação das ações educativas da escola. Currículo e cultura: visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. Currículo: a valorização das diferenças individuais, de gênero, Étnicas e socioculturais e o combate ‡ desigualdade. Currículo, conhecimento e processo de aprendizagem: as tendências pedagógicas na escola. Currículo nas séries iniciais: a Ênfase na competência leitora (alfabetização e letramento) e o desenvolvimento dos saberes escolares da matemática e das diversas ·áreas de conhecimento. Currículo em ação: planejamento, seleção, contextualização e organização dos conteúdos; o trabalho por projetos. A avaliaçãodiagnostica ou formadora e os processos de ensino e de aprendizagem. A mediação do professor, dialogal e problematizadora, no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno; a inerente formação continuada do educador

Bibliografia

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Legislação

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BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. Brasília: MEC/SEF, 2ª ed. (1ª a 4ª série), Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Volume 7 (1ª Parte).

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