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Conteúdo da apostila:

LÍNGUA PORTUGUESA (COMUM A TODOS OS CARGOS DE PROFESSORES)

Equivalência e transformação de estruturas: Flexão de substantivos, adjetivos e pronomes (gênero, número, grau e pessoa). Processos de coordenação e subordinação. Colocação pronominal. Estudo, compreensão e interpretação de Texto: A significação das palavras no texto, conceito, encontros vocálicos, Dígrafos, Ortoépia, Divisão Silábica, Prosódia-Acentuação; Conteúdo do texto: Relações semântico- discursivas entre ideias no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações; Escrita do texto; Modalizações no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas modalizações; Textos: publicitários, jornalísticos, instrucionais, narrativos, poéticos, epistolares, história em quadrinhos; Linguagem verbal e não verbal. Fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia, antonímia, paronímia, hiponímia, hiperonímia, ambiguidade. Figuras de linguagem: (comparação, metáfora, eufemismo, prosopopeia, onomatopeia, antítese, paradoxo, hipérbole, perífrase, silepse, hipérbato, metonímia, ironia, sinestesia, aliteração); Figuras e Vícios de Linguagem. Acentuação. Morfologia (Flexão e Emprego): Substantivo; Adjetivo; Pronome; Artigo; Preposição; Numeral; Advérbio; Interjeição; Verbo-flexão. Substantivo: classificação, flexão, emprego; Adjetivo: classificação, flexão, emprego; Pronome: classificação, emprego, colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos, formas de tratamento; Verbo: conjugação, flexão, propriedades, classificação, emprego, correlação dos modos e tempos verbais, vozes; Advérbio: classificação e emprego; Níveis de linguagem: Linguagem denotativa e linguagem conotativa. Ortografia: Crase/Pontuação/Dificuldades ortográficas; Emprego do “s, z, g, j, ss, ç, x, ch”; Língua portuguesa aplicada à redação de documentos. Regra padrão de concordância nominal e verbal. Sintaxe: Elementos estruturais das palavras; Formação das palavras;  Frase-oração-período; Sujeito: classificação; Predicado: verbal, nominal e verbo-nominal; Complementos verbais, objeto direto, objeto indireto; Adjuntos adnominais e adverbiais; Agente da passiva; Vocativo e aposto; Período composto por coordenação; Período composto por subordinação; Colocação pronominal, pronomes átonos; Figuras de sintaxe; Termos de Oração/ Período Composto/Conceito e classificação das orações.

 

RACIOCÍNIO LÓGICO (COMUM A TODOS OS CARGOS DE PROFESSORES)

Entendimento de estrutura lógica de situações-problema, bem como aplicar conteúdos matemáticos na vida prática.Determinantes Exponencial: propriedades, função e equação;Função de 1º grau: raiz, coeficiente angular, equação e gráfico;Função de 2º grau: raízes, concavidade, discriminante, equação, vértice e gráfico;Função: definição; classificação quanto injetora, sobrejetora e bijetora; composta; e inversa;Geometria espacial: prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera;Geometria plana: Teorema de Pitágoras; área e propriedades das figuras planas: quadriláteros, triângulo e circunferência;Logaritmos: propriedades, função e equação;Matemática Financeira: porcentagem; juros simples e compostos; montante; e equivalência de taxas e de capitais;Matrizes;Potenciação e radiciação;Probabilidade e análise combinatória;Sequência e Progressões aritmética e geométrica;Sistema de equações lineares;Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e volume;Trigonometria:  seno,  cosseno  e  tangente;  teorema  fundamental  da  Trigonometria;  equações,  transformações  eidentidades trigonométricas;

 

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL (COMUM A TODOS OS CARGOS DE PROFESSORES)

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 05 de dezembro de 1988. Art. 205 ao 214. 

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990. 

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. 

BRASIL. Ministério da Educação.  Secretaria de Educação Básica.  Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Capítulos:

Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos
Diretrizes  Operacionais  para  o  atendimento  educacional  especializado  na  Educação Básica, modalidade Educação Especial
Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos/EJA
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008. 

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação           Básica.            Brasília:            MEC,            2017. 

FRANCO DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação. Proposta Curricular do Município de Franco da Rocha – Caderno I, 2015.

FRANCO DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação. Proposta Curricular do Município de Franco da Rocha – Caderno II, 2015.

FRANCO DA ROCHA – SP. Secretaria Municipal da Educação. Proposta Curricular do Município de Franco da Rocha – Caderno III, 2015.

FRANCO DA ROCHA – SP. Lei Complementar Municipal nº 251/2016, alterada pelas Leis nº 283/2017, 287/2018 e 305/2018 – Parte Geral – Livro I e II; Parte Especial Livro II – 

FRANCO DA ROCHA – SP. Lei Complementar Municipal nº 252/2016, alterada pelas Leis nº 280/2018,  286/2018 e 306/2018                 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010.

FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário?: comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: Penso, 2015.

FORMOSINHO, Julia Oliveira. Pedagogia da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2013.

MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar – O que é? Por quê? Como fazer?. 1ª Edição. São Paulo: Summus, 2015.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SOARES, Leôncio et al. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

TAILLE. Y. de L..; OLIVEIRA. M. K. de; Dantas, H. Piaget, Vigotski, Wallon: Teorias psicogenéticasem discussão. São Paulo: Summus, 2019.

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