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Apostila Concurso Professor de Educação Básica I 

Prefeitura de São Jose do Rio Preto

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Conteúdo

Língua Portuguesa

Leitura e Interpretação de texto. Ortografia e pontuação. Acentuação gráfica. Emprego do hífen. Crase. Pontuação. Preposição. Conjunção. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Emprego de tempos e modos verbais.

Matemática e Raciocínio Lógico

Situações-problema envolvendo operações com números naturais e racionais na forma decimal e fracionária. Grandezas e medidas. Problemas de raciocínio lógico envolvendo situações do cotidiano e conceitos da Matemática Básica. Tratamento da informação: análise e interpretação de dados fornecidos por meio de gráficos e tabelas na perspectiva da Matemática Básica. Exploração de conceitos da Matemática Básica a partir de problemas contextualizados, envolvendo situações do cotidiano.

 

BARBOSA, M.C. As especificidades da ação pedagógica com os bebês. 

BRÄKLING, K. Orientações didáticas fundamentais sobre as expectativas de aprendizagem de língua portuguesa. p. 26-42. 

______, Sobre leitura e a formação de leitores: qual a chave que se espera? São Paulo: SEE/ Fundação Vanzolini, 2004. 

CHRISPINO, Á. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. In: Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.15, n.54, p. 11-28, jan./mar. 2007. 

CURY, C. R. J. A educação escolar, a exclusão e seus destinatários. Educ. ver. Belo Horizonte, n. 48, p. 206-222, dez. 2008. 

HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação. 2001.

MORAN, J. Por onde começar a transformar nossas escolas? 

MUNIZ, C. et al. Papéis do brincar e do jogar na aprendizagem do SND. In: BRASIL, Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do Sistema de Numeração Decimal. Brasília: MEC, SEB, 2014. 

NACARATO, A.M.; PASSOS, C.L.B.; GRANDO, R.C. Organização da sala de aula: fazendo a aula acontecer. In: BRASIL, Ministério de Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Organização do Trabalho Pedagógico. Brasília: MEC, SEB, 2014, p. 16-26. 

OLIVEIRA, Z. R. (Org.). O trabalho do professor na Educação Infantil. 2ª ed. São Paulo: Biruta, 2014.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP, Secretaria Municipal de Educação. Orientações para o trabalho pedagógico na Educação Infantil: a organização de ambientes de aprendizagem de 0 a 2. São José do Rio Preto: SME, 2016. 

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP, Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de Orientações Didáticas para a Educação Infantil: 3 a 5 anos. São José do Rio Preto: SME, 2016. 

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP, Secretaria Municipal de Educação. 1º Manual de Orientações Técnicas Integrando o Cuidar e o Educar na Educação Infantil. São José do Rio Preto: SME, 2017. 

SÃO PAULO (Estado) - Secretaria de Educação. Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 1o ano. - 4. ed. rev. e atual. - São Paulo: FDE, 2014. Textos Complementares,1, 4 e 8. 

SOLIGO, R. Dez importantes questões a considerar... variáveis que interferem nos resultados do trabalho pedagógico. 

 WEISZ, T. ― O Diálogo entre o Ensino e aprendizagem. 2ª ed. Ática, 2000. cap. 5. 

 

Legislação Educacional

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Promulgada em 05 de dezembro de 1988. Art.205 ao 214. 

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90, de 13 de julho de 1990. 

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases de Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. 

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

● Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica

● Revisão Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

● Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos

● Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial

● Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos/EJA

● Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

● Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos

● Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental 

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília: MEC, 2017. 

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