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Concurso Público da Prefeitura de Diadema para o cargo de Professor de Educação Bãsica I 

Apostila segue de acordo com o edital 03/2020

Apostila digital no formado PDF

Forma de envio: via e mail

Conteúdo:

Língua Portuguesa:

FONÉTICA: Fonemas; Sílaba – Tonicidade; Ortoépia – Prosódia; Ortografia; Acentuação Gráfica; Notações Léxicas; Abreviaturas, Siglas e Símbolos; MORFOLOGIA: Estrutura das Palavras; Formação das Palavras; Sufixos; Prefixos; Radicais Gregos; Radicais Latinos; Origem das Palavras da Língua Portuguesa; Classificação e Flexão das Palavras; Substantivo; Artigo; Adjetivo; Numeral; Pronome; Verbo; Advérbio; Preposição; Conjunção; Interjeição; Conectivos; Formas Variantes; Análise Morfológica; SEMÂNTICA: Significação das Palavras. SINTAXE: Análise Sintática; Termos Essenciais da Oração; Termos integrantes da Oração; Termos acessórios da Oração; Período Composto; Orações Coordenadas Independentes; Orações Principais e Subordinadas; Orações Subordinadas (Substantivas, Adjetivas e Adverbiais); Orações Reduzidas; Sinais de Pontuação; Sintaxe de Concordância e Regência; Regência Nominal e Verbal; Sintaxe de Colocação; Emprego de Classes de Palavras; Emprego de Modos e Tempos, Infinitivo; Verbo Haver.ESTILÍSTICA: Figuras de Linguagem; Língua e Arte Literária. Interpretação de Texto.

 

Conhecimentos específicos

Diadema. Lei nº 3584, de 12 de abril de 2016. Dispõe sobre a aprovação do Plano Municipal de Educação – PME..

AGUIAR, Denise Regina da Costa. A Política Curricular no Município de Diadema/SP: Um jeito freireano de fazer escola. São Paulo: Espaço do Currículo, 2012

BARBOSA, Ruy Madsen. Revisitando conexões matemáticas com brincadeiras, explorações e materiais pedagógicos. São Paulo: Editora livraria da física, 2012

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Por Amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre:

Artmed, 2006

BARBOSA, Maria Carmen Silveira, HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação

Infantil. Porto Alegre. Artmed. 2008

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, violência e cotidiano escolar. In: Reinventar a escola.

Petrópolis: Vozes, 2001.

DOLZ, Joaquim, NOVERRAZ, Michèle e SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a

escrita: apresentação de um procedimento.

In: SCHNEUWLY, Bernard, DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

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FERRERO, Emília. Alfabetização em Processo. 19º Ed. São Paulo. Cortez. 2009.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY. Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1986.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 36ª Ed. São Paulo:

Cortez, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança - Um Reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 17 ed. 2011.

HOFFMANN Jussara. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança.

Porto Alegre: Mediação, 2014.

HOFFMANN Jussara. Avaliar: respeitar primeiro educar depois. Porto Alegre: Mediação, 2008

Isabel Parolin (Org). Por que você não me obedece? Porto Alegre: Mediação. 2011.

KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1990.

KELLER, Fred S. Aprendizagem: teoria do reforço. São Paulo: E. P. U., 1973.

KISHIMOTO. Tizuko Morchida. (ORG) O Brincar e suas Teorias. CENGAGE. 2010.

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LERNER, Delia. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, C.; LUCKESI, Cipriano

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MACHADO, Patrícia Brum. Comportamento infantil. São Paulo: Mediação, 2002.

MEIRA, Marly e PILLOTTO, Sílvia. Arte, Afeto e Educação. São Paulo: Mediação, 2010

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MACEDO, Lino de. Ensaios pedagógicos: Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed, 2005.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar – O que é? Por quê? Como fazer? Ed. Moderna, 2003.

MORAIS, Artur. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

MULLER Neva Milicic. Acredito em Ti: Técnicas para Desenvolver a Auto-Estima dos Alunos. Vozes.

RADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Formas de Organização do trabalho de Alfabetização e Letramento. In: BRASIL, Ministério da Educação.

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RAPOPORT, Andrea. Dia a dia na educação infantil. O Mediação.

RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 7ª edição. São Paulo: Cortez, 2008.

ROLIM, Marcos. Bullying: o pesadelo da escola. Porto Alegre: Dom Quixote, 2010.

SAIZ, C. (Org.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

SANTOS, Carmi Ferraz e MENDONÇA, Márcia. Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

TAILLE, Yves de La. et al. Indisciplina, disciplina: ética, moral e ação do professor. 5ª edição. Porto Alegre: Mediação, 2013.

VEIGA, Ilma Passos A. et al. Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008.

VINHA, TELMA PILEGGI. Moralidade Infantil. Mercado das Letras. 2000.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998 Referência:

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: cadernos de formação.

1. Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da

Educação Básica e o Ciclo de Alfabetização.

2. A criança no Ciclo de Alfabetização.

3. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização

4. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização

5. A oralidade, a leitura e a escrita no Ciclo de Alfabetização. Gestão Escolar no Ciclo de

Alfabetização –

7. Alfabetização matemática na perspectiva do letramento

8. Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização

9. Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização

10. Integrando saberes

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Cadernos de Alfabetização Matemática

1. Organização do trabalho pedagógico

2. Quantificação, registros e agrupamentos

3. Construção do sistema de numeração decimal

4. Operações na resolução de problemas

5. Geometria

6. Grandezas e medidas

7. Educação estatística

8. Saberes matemáticos e outros campos do saber

9. Educação matemática inclusiva

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