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Apostila para o cargo de Diretor de Escola da Prefeitura de Atibaia

Lançamento da Apostila direcionada para o Concurso da Prefeitura de Atibaia para o cargo de Diretor de Escola

Apostila digital

Formato PDF

Forma de envio: via e-mail

 

Apostila contendo 767 páginas

Língua Portuguesa

Questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.

 

Informática

Sistema Operacional Microsoft Windows; Microsoft Office: Editor de textos Word e Planilha Excel; Internet e ferramentas Microsoft Office (versões 2010, 2013 e/ou 2016).

 

Conhecimentos específicos

- Código de Conduta da PEA;

- Estatuto da Criança e do Adolescente;

- Nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular homologada no dia 20/12/2017);

- Regimento Único das Escolas Municipais de Atibaia . Decreto Municipal nº 8.124/2017;

- Plano Nacional de Educação: LEI Nº13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014;

- Plano Municipal de Educação: Lei nº 4.381 de 04/11/2015;

- Lei Municipal do projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber: Lei Municipal nº 4430/2016;

- Programa Municipal de Educação Ambiental: Decreto Municipal nº 6.521/2011;

- Constituição da República Federativa do Brasil . Artigo 5º, Artigos 37 ao 41, 205 a 214 e 227 ao 229;

- Lei Federal nº. 9394, de 20/12/1996 -- Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

- Parecer CNE/CEB 17/2001, publicado DOU de 17/08/2001 - Diretrizes Nacionais para a Educação Especial

na Educação Básica;

- Resolução CNE/CEB nº. 02, de 11 de setembro de 2001 . Institui Diretrizes Nacionais para a Educação

Especial na Educação Básica;

- Resolução nº. 3 . CNE-CEB, de 03 de agosto de 2005 . Define normas nacionais para a ampliação do

Ensino fundamental para nove anos de duração;

- Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009 - Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a

Educação Infantil;

- Parecer CNE/CEB nº 11/2010, aprovado em 7 de julho de 2010 . publicado no DOU 09/12/2010 -

Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos;

- ABRAMOVAY, Miriam (Coord.). Juventudes na escola, sentidos e buscas: por que frequentam

Brasília, DF: MEC,2015. Disponível em: \<http://flacso.org.br/files/2015/11/LIVROWEB_Juventudes-naescola-

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- ACÚRCIO, Marina Rodrigues Borges (Coord.). A gestão da escola. Porto Alegre: Artmed, 2003. (Escola

em ação, 4);

- ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; SILVA, Maria da Graça Moreira da. Currículo, tecnologia e cultura digital:

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19, abr. 2011. Disponível em: \<http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/5676/4002\>;

- ALONSO, M. A gestão/administração educacional no contexto da atualidade. In: VIEIRA, A. T. (Org.) et al.

Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003;

- CARBONELL, J. Pedagogias do século XXI: bases para a inovação educativa. 3. ed. Porto Alegre: Penso,

2016;

- CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza (Org.). Interação escola família: subsídios para práticas

escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2010;

- CASTRO, Maria Helena Guimarães de. Sistemas nacionais de avaliação e de informações educacionais.

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- CHRISPINO A.; CHRISPINO, R. S. P. A mediação do conflito escolar. 2. ed. São Paulo: Biruta, 2011;

- CHRISPINO, Álvaro; CHRISPINO, Raquel S. P. Políticas Educacionais de Redução da Violência:Mediação

do Conflito Escolar. São Paulo: Biruta, 2002;

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- CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos.14. ed. São

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- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa;

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2016;

- GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 19. ed. São Paulo: LOYOLA EDICOES, 2011;

- HOFFMAN, Jussara. Avaliação e Educação Infantil: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Editora

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- LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 6. Ed. São Paulo: Heccus, 2013;

- LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA João Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas,

estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012;

- LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo:

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- MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagó

gica. 21. ed. rev.e atual. Campinas: Papirus, 2013;

- MURICI, Izabela Lanna; CHAVES Neuza. Gestão para Resultados na Educação. 2. ed. São Paulo:Falconi,

2016;

- OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ADRIÃO, Thereza (org.). Gestão, Financiamento e Direito à Educação:

Análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001;

- Rego, Teresa Cristina Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995;

- RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 20. ed., São Paulo: Cortez, 2011;

- SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a

educação política. Campinas, SP: Autores Associados, 2008;

- SOARES, Magda Becker. ALFABETIZAÇÃO: A QUESTÃO DOS MÉTODOS. São Paulo. Editora Contexto;

- TEIXEIRA, ANÍSIO. A escola pública universal e gratuita. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio

de Janeiro, v.26, n.64, out./dez. 1956.p. 3-2;

- VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto políticopedagógico da escola: uma construção possível. 29.

ed. Campinas: Papirus, 2011. (Magistério);

- VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores.

Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996;

- EDUCAÇÃO ESPECIAL . arquivos disponíveis em http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194-

secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17009-educacao-especial.

Questões com gabaritos em todas as matérias

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