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Concurso Público Auxiliar de Desenvolvimento Infantil da Prefeitura de Mogi das Cruzes

Material completo e atualizado conforme novo edital

 

Conteúdo:

Língua Portuguesa Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

Matemática Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1º ou do 2º graus; Sistema de equações do 1º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales.

Legislação e Normas da Educação Conhecimento da legislação e normas educacionais brasileiras vigentes. Conhecimento da legislação municipal no que tange à educação.

Bibliografia BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Art. 205 a 214 e 226 a 230

BRASIL. Lei n° 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Art. 1º ao 6º e 53 ao 59.

BRASIL. Lei n° 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (com suas alterações). 

BRASIL. Resolução CNE/CEB n° 04/10. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

BRASIL. Lei nº 13.005/14. Plano Municipal de Educação.

MOGI DAS CRUZES. Lei Orgânica do Município de Mogi das Cruzes. Art. 200 a 215.

MOGI DAS CRUZES. Estatuto do Servidor Público Municipal. Lei Complementar nº 82/11.

MOGI DAS CRUZES. Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação da Infância. Mogi das Cruzes/SP. 2007.

BRASIL. Lei nº 13.146/15. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 

Conhecimentos básicos nas diferentes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais, Arte e Educação Física. Conhecimentos sobre projeto pedagógico, educar e cuidar e desenvolvimento integral da criança, voltados para o trabalho pedagógico.

Bibliografia

BASSEDAS, Eulalia, HUGUET, Teresa & SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999, p. 19-48.

GONÇALVES, Antonio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Caderno Cenpec nº 2. Educação Integral. 2º semestre, 2006. 

TISI, Laura. Estimulação precoce para bebês. Rio de Janeiro: 2. ed. Editora Sprint, 2010.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Sumus, 2015.

SASAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

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