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Apostila Professor de Educação Infantil - PEI - Concurso Prefeitura de Guarulhos 2014

Apostila Professor de Educação Infantil - PEI - Concurso Prefeitura de Guarulhos 2014

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PROFESSOR (TODOS)

Língua Portuguesa: Questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.

Raciocínio Lógico

Conjuntos numéricos e operações. Razões e proporções; porcentagem, juros e taxas. Grandezas e medidas. Seqüências numéricas e progressões. Funções (propriedades e aplicações), equações e inequações. Análise combinatória e probabilidade. Gráficos, tabelas e raciocínio lógico. Geometria plana e espacial.

Atualidades

Cultura, Arte, Literatura, Política e Sociedade. Fatos e acontecimentos ocorridos e noticiados pela mídia nos últimos 06 meses anteriores à data de encerramento das inscrições.

SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA

PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO BÁSICA - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA E  SUPERVISOR(A) ESCOLAR

1. CONHECIMENTOS DE LEGISLAÇÃO

a) LEGISLAÇÃO FEDERAL

Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988 - artigos 5º, 37 a 41, 205 ao 214 e artigos 227 ao 229.

Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990 - Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, e dá outras providências. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a língua brasileira de sinais-libras.

Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003 - Estabelece a diretriz da educação nacional para incluir na rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".

Lei 11.274, de 6 de fevereiro de 2006 - Altera a redação dos Artigos 29, 30, 32 e 87 da lei 9394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade.

Lei 12.796, de 4 de abril de 2013 - Estabelece a obrigatoriedade e gratuidade da Educação Básica dos educandos entre 4 e 17 anos.

Parecer CNE/CP 08/2012, de 30 de maio de 2012 - Estabelece Diretrizes para a Educação em Direitos Humanos. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001 - Estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009 - Estabelece Diretrizes Operacionais para o atendimento da educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as diretrizes para a Educação Infantil.

b) LEGISLAÇÃO MUNICIPAL

Decreto 23.798, de 15 de maio de 2006. Dispõe sobre instituição do "Conselho Escolar".

Decreto 24.113, de 26 de dezembro de 2006 - Dispõe sobre a organização do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental.

Lei 6.058, de 08 de março de 2008 - "Dispõe sobre a estrutura, organização e funcionamento da carreira e remuneração do Magistério Público de Município de Guarulhos, alterada pelas Leis 6.122/2006, 6.338/2007, 6711/2010 e 6839/2011.

2. CONHECIMENTOS SOBRE AS PUBLICAÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUARULHOS

* QSN - Quadro de Saberes Necessários - 2010

* Registro Síntese de Avaliação

* Educação Inclusiva: história, concepções e políticas públicas

* Educação Inclusiva: violência contra crianças e adolescentes

* Planejamento 2013 das Escolas Municipais de Guarulhos - Prof. Celso dos Santos Vasconcellos

4. LIVROS E ARTIGOS

AVELINO, Luciara; CAMPOS, Sergio. A Terapia em Sala de Aula. São Paulo: Proton, 2010. CORTELLA, Mario Sergio. O que a vida me ensinou. São Paulo: Saraiva-Versar, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação do professor alfabetizador. Brasília: 2012. 

CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos: desafios atuais. In Educação em Direitos Humanos: Fundamentos Teórico-Metodológicos. 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança - Um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 16ª Edição. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

__________ . A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 45ª.ed. São Paulo: Cortez, 2003.

___________ . Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1996.

___________ . Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2005.

MANTOAN, Maria Teresa Égler (e colaboradores). Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo : Moderna, 2003

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma e reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

SADER, Emir. Contexto histórico e educação em direitos humanos no Brasil: da ditadura à atualidade. In EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS. 

VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

 

2. PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO INFANTIL

a) LIVROS E ARTIGOS

ABRAMOWICZ, A. Creches: Atividades para crianças de zero a seis anos. São Paulo : Moderna, 2002.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7. Ed. São Paulo : Cortez, 2010.

BARBOSA, M. C. S. Por amor e por força: rotinas na Educação Infantil. Porto Alegre : Artmed, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEB, 2009. 

_______________ . Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e Brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2012. 

_______________ . Educação infantil e práticas promotoras de igualdade racial / [coordenação geral : Hédio Silva Jr., Maria Aparecida Silva Bento, Silvia Pereira de Carvalho]. -- São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT: Instituto Avisa lá - Formação Continuada de Educadores, 2012. 

______________ . Deixa eu falar! Brasília : MEC/SEB, 2011.

_____________ . Dúvidas mais frequentes sobre Educação Infantil. Brasília : MEC/SEB, 2013.

FERREIRA, Maria Clotilde R. et al. Fazeres na Educação Infantil. São Paulo : Cortez, 2006.

FUSARI, J.C. A Construção da Proposta Educacional e do Trabalho Coletivo na Unidade Escolar. In: Idéias, nº 16. São Paulo: FDE, 1993, P. 69 A 75

GUIMARÃES, Daniela de O. Relações entre bebês e adultos na creche: o cuidado como ética. São Paulo : Cortez, 2011. HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons, aroma. A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.). Encontros e encantamentos na Educação Infantil. São Paulo: Papirus, 9ª edição. 2010.

PASCHOAL, J. D.; MACHADO, M. C. G. A história da Educação Infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 33, p. 78-95, mar. 2009.

SMOLE, Kátia. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VÁRIOS ARTIGOS:

* O que não pode faltar na pré - escola. 

* Educação Infantil: lugar de aprendizagem.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad, 2002.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 

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