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Apostila Professor Educação Infantil e Ensino Fundamental de Poá

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CONCURSO  PÚBLICO  DA PREFEITURA DA ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE POÁ

CARGOS: DIVERSOS  CONFORME EDITAL : www.vunesp.com.br

INSCRIÇÕES: As inscrições ficarão abertas durante o período de 13/05/2013 às 16 horas de 14/06/2013, exclusivamente pela internet - site www.vunesp.com.br.

DAS PROVAS:   04  - 08   e 11 de Agosto  conforme  edital no site : www.vunesp.com.br

 

Apostila  com :  513  páginas  + CD

Descrição do Produto

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

 

MATEMÁTICA

Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Potências e raízes. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Raciocínio lógico. Resolução de situações-problema

ATUALIDADES–APENAS PARA A FUNÇÃO DE INSPETOR DE ALUNOS

 Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir 2.º semestre de 2012, divulgados na mídia local e/ou nacional.

 

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS E LEGISLAÇÃO (PARA TODOS OS PROFESSORES)

 1.LIVROS E ARTIGOS

 AZANHA, José Mário Pires. Proposta pedagógica e autonomia da escola. In: _______. A formação do professor e outros escritos. São Paulo: Senac, 2006. p. 87-104.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. O que é disciplina escolar? In: ______. Ensino de história

-fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. p. 35-55.

CAMARGO, Rubens Barbosa de; ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas.Princípios e processos da gestão democrática do ensino: implicações para os conselhos escolares. CARVALHO, Marília Pinto de. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/ raça. In: PISCITELLI, Adriana et al (Org.). Olhares feministas. BRASIL. Ministério da Educação. UNESCO, 2009.

CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações contemporâneas escola-família. In: __________. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. BRASIL. Ministério da Educação. UNESCO, 2009. p. 28-32.

CHAUI, Marilena de Souza. Considerações sobre a democracia e os obstáculos à sua concretização . Pólis Publicações (Instituto Polis), v. 47, 2005.p. 23-30

CIDADE ESCOLA APRENDIZ. Trilhas educativas.

CUNHA, Manuela Carneiro da. O futuro da questão indígena. In: SILVA, Aracy Lopes da; GRUPIONI, Luis Donisete Benzi. A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus .BRASIL. Ministério da Educação. UNESCO, 2004.

 CURY, Carolos Roberto Jamil. Direito à Educação: Direito à igualdade, direito à diferença.Cadernos de Pesquisa, n. 116, jul., 2002. p. 245-262.

NEVES,Iara C.B. Ler e escrever: compromisso de todas as áreas.Porto Alegre: UFRGS, 2000

 FERNANDES, Florestan. A formação política e o trabalho do professor. In: CATANI, D; et al (Orgs.).

Universidade, Escola e Formação de Professores. São Paulo: Brasiliense, 1986.

 FREIRE, Madalena. Observação, registro, reflexão -instrumentos metodológicos I . São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia . São Paulo: Paz e Terra, 1998.

FREIRE, Paulo.  Pedagogia da autonomia :  saberes necessários à prática educativa . São Paulo: Paz e Terra, 1997.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática da construção da pré-escola a universidade . 17. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3º  Seminário Nacional Relações Raciais e Educação  – PENESB/RJ, 05/11/03.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2001. –(Coleção Questões da Nossa Época; v.16)

 ROPOLI, Edilene Aparecida et al. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. BRASIL. Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010.

Morin, Edgar.Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro.3.ed. São Paulo:Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

 PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

 

2.  LEGISLAÇÃO

2.1  LEGISLAÇÃO FEDERAL:

 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil ATUALIZADA–promulgada em 5 de outubro de 1988, Artigos 5°, 7º inciso XXV, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229 e art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

BRASIL. Lei Federal nº 8.069, de 13/07/90 -Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Artigos 53 a 59 e 136 a 137.

BRASIL. Lei Federal nº 9.394, de 20/12/96 -ATUALIZADA Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Resolução CNE/CP nº 01/04 -Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnico -Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

BRASIL. Ministério da Educação. Ensino Fundamental de 9 anos. Orientações para a inclusão das crianças de 6 anos de idade. Brasília, 2ª edição, 2007.

 2.2LEGISLAÇÃO MUNICIPAL

:__________. Lei Municipal nº. 2688/98 –Estatuto Magistério –Lei Municipal nº. 2697/99-Reestruturação Administrativa e suas alterações posteriores.

 
 

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA

 PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSOR ADJUNTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

 Resolução CNE/CEB nº 05/09 –Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil.

BRASIL. Ministério da educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para Educação Infantil: volume 3.MEC/SEF,1998.

 KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e as teorias. São Paulo: Pioneira, 1998.

 LERNER, Délia. É possível ler na escola?In: __________. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 73-102.

 NEIRA, Marcos Garcia. Pedagogia da cultura corporal: motricidade, cultura e linguagem. In: __________. Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

 MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles.Didática do ensino da arte: a língua do mundo, poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1992.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

CALAZANS, Angela Maria. A matemática na alfabetização Porto Alegre: Kuarup,1993

DEVREIS, Rheta; KAMII, Constance. Jogos em grupo na Educação Infantil. São Paulo: Trajetória Cultural,1991;

KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas, São Paulo: Papirus: 1992

CUNHA,Susana.R.Vieira da. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança, Porto Alegre: Mediação, 1999.

BRAZELTON, T. Berry; SPAROW, Joshua D. 3 a 6 anos: momentos decisivos do desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Artmed, 2003.

DINIZ,M.;SMOLE,K. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed 2001

 

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL

PROFESSORADJUNTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

 Resolução CNE/CEB nº 07/10 –Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

 BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto,1997.

CAVALCANTI, Lana de Souza.Geografia, escola e construção de conhecimentos.4.ed. Campinas: Papirus, 2003.

DELIZOIKOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências, fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2003

PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (Orgs.). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Tradução de: Juan Acuña Llores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

FERREIRO, Emília. Com todas as letrasSão Paulo: Cortez, 1992.Psicogenese da língua escrita

LERNER, Délia. É possível ler na escola?In: __________. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 73-102.

Lerner, Délia. A Matemática na escola aqui e agora. Porto Alegre: Artes Médicas,1995

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ROJO , Roxane A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN. São Paulo: EDUC; Campinas: Mercado de letras,2000.

BEZERRA, Maria Auxiliadora; DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel. Gêneros textuais e ensino. 5. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

+ Questões com resoluções

Acompanha  CD complementar  com provas e + de 400  questões pedagógicas/Legislação

Páginas:  513  pags

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