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Apostila Professor Educação Básica I - Peb I da Prefeitura de Campinas - Educação Infantil

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CONCURSO PREFEITURA DE CAMPINAS

CONCURSO PÚBLICO – PROFESSORES

O valor da taxa de inscrição será de R$ 62,00 (sessenta e dois reais)

O salário base e a jornada semanal dos cargos deste  Edital são os descritos abaixo:

Prof. de Educação Básica I (Educação Infantil) e Educação Básica II (Anos  Iniciais)

  • Para a jornada base de 32 horas semanais, o salário será de R$ 3.613,23
  • para a jornada base de 40 horas semanais, o salário será de R$ 4.516,57

Prof. de Educação Básica III (Português, Artes, Educação Física e Inglês)

  • para a jornada base de 32 horas semanais, o salário será de R$ R$ 3.613,23

Auxílio Refeição/Alimentação, para os servidores com carga horária igual ou superior a 20 (vinte)  horas semanais, no valor de R$ 680,00

As inscrições serão efetuadas, exclusivamente via  internet, por meio do endereço eletrônico  www.caipimes.com.br, no período de  4 de agosto a 28 de agosto de 2014,

A Prova Objetiva está  prevista para o dia  28 de setembro de 2014 conforme retificação de 08/08/2014

Descrição do Produto

Número de Páginas : 524 pags

Edição Agosto/2014

  1.   LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação e produção de texto. Intertextualidade. Ortografia oficial. Pontuação e acentuação  gráfica. Classes de palavras: substantivo, adjetivo , numeral, pronome, verbo, advérbio,  preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos e parônimos. Sentido próprio e figurado das palavras

  2.    CONHECIMENTOS GERAIS

 ÁREA PEDAGÓGICA GERAL:

  • Princípios da prática docente e discente: sociológicos, filosóficos, antropológicos, éticos e estéticos.
  • História da Educação Brasileira: Escola, Estado e Sociedade: política educacional; estrutura e organização da educação.
  • Currículo: Ciclos de aprendizagem; Currículo e os direitos dos educandos e dos educadores; conhecimento e cultura; currículo e avaliação; currículo e projeto pedagógico; currículo e práticas pedagógicas.
  • Gestão Escolar Democrática. Projeto Político Pedagógico.
  • Avaliação Institucional.
  • Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem.
  • Educação e Cidadania.
  • Educação Ambiental.
  • Princípios e Fundamentos da Educação Inclusiva.
  • Diversidade e relações étnico-raciais.
  • Escola para a educação integral.
  • As dimensões da Tecnologia da Informação e Comunicação na educação

 Legislação Educacional Federal:

  • Constituição Federal e emendas.
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e suas alterações (LEI Nº 9.394, DE 20 DE  DEZEMBRO DE 1996).
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (LEI Nº 8.069,DE 13 DE JULHO DE 1990).
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
  • Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva 
  • Revista da Educação Especial, v. 4, n. 1, jan./jun.2007

 Legislação Educacional Municipal:

  • Lei Municipal nº 6.662/91 de 10/10/1991, que dispõe sobre a criação do Conselho de Escola nas  unidades educacionais.
  • Lei Municipal nº 8.869 de 24/06/1996, que dispõe sobre a criação, a composição, as atribuições e o funcionamento do Conselho Municipal de Educação
  • Resolução SME nº 05/2008 – Estabelece as Diretrizes para a implementação do processo de  Avaliação Interna das Unidades Municipais de Ensino Fundamental e para a Constituição da  Comissão Própria de Avaliação (disponível no Diário Oficial do Município de 07/05/2008).

 Demais conhecimentos

  • Matérias relacionadas à educação e cultura geral: fatos políticos, econômicos e sociais ocorridos nos últimos 12 (doze) meses e divulgados na imprensa local e nacional, contados até a data de publicação do Edital de Abertura deste Concurso Público. Estatuto do Servidor Público de Campinas - Lei Municipal nº 1.399/55 (Artigo 15 e Artigos 182 a 204). Decreto Municipal nº 15.514/06, que dispõe sobre o Programa de Avaliação Probatória do Servidor. Manual de Ética da Prefeitura Municipal de Campinas - páginas 4 a 27

 3.    CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS   PEB I

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I - EDUCAÇÃO INFANTIL

Concepções: de educação, de Educação Infantil, de infância e de criança.Leitura e escrita na Educação Infantil. Plano de Ação Pedagógica Docente para a Educação Infantil.

Corporeidade: o corpo criança criador de culturas e  conhecimentos. Os processos de criação no brincar - a constituição do brinquedo. A exploração e a construção estética das crianças. Os processos de relação com obras de arte e das criações e autoria das crianças, junto às várias formas de expressão artística existentes: artes visuais, plásticas, literatura, música, dança, teatro, cinema.

A prática docente: profissional, estética, ética, social, humana e dialógica com o outro. História da Educação Infantil no Brasil Educar-cuidar os corpos infantis. Composição de tempos e espaços na Educação Infantil. O conhecimento matemático na educação de crianças e suas relações junto às experiências cotidianas. Ciências naturais e suas relações com o ambiente, o corpo e o desenvolvimento humano na Educação Infantil. A Pesquisa e a exploração de novas descobertas na Ed. Infantil. Filosofia  na educação de crianças. Avaliação e registro do processo educacional na Educação Infantil. Formação continuada de professores e suas relações com o professor pesquisador. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil – Município de Campinas

+ Questões com gabaritos

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