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Apostila Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Santo André

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Concurso Público Prefeitura de Santo André

Inscrições abertas 

As inscrições serão efetuadas, exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico www.caipimes.com.br, no período de 19 de setembro a 12 de outubro de 2015, iniciando-se no dia 19 de setembro de 2015 e encerrando-se, impreterivelmente, às 23h59min do dia 12 de outubro de 2015. O último dia para o pagamento do boleto será 13 de outubro de 2015.

A Prova Objetiva está prevista para o dia 08 de novembro de 2015

acesse  o EDITAL

PRÉ VENDA DISPONÍVEL

REMESSA   A PARTIR DO DIA 25/09/2015

Descrição do Produto

Língua Portuguesa

 Interpretação de texto. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos, antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Acentuação gráfica. Pontuação. Figuras de linguagens.

Matemática

 Conjunto dos números naturais, inteiros, racionais e reais: operações e problemas. Equações de 1º e 2º graus e sistemas: resolução de problemas. Razão e proporção e números proporcionais. Regra de três simples e composta. Porcentagem e juro simples. Teoria dos conjuntos. Medidas de comprimento, superfície, volume e massa. Medida de tempo. Sistema Monetário Brasileiro. Raciocínio lógico. 

Atualidades

 Notícias nacionais e internacionais veiculadas em jornais, revistas, programas de rádio e televisão sobre economia, esportes, meio ambiente, ecologia, ciência e tecnologia, veiculadas nos últimos 12 (doze) meses até a data da publicação do presente edital.

• Leitura e alfabetização numa perspectiva construtivista;

• Desenvolvimento da criança;

• Educar e cuidar;

• A importância do brincar na educação infantil;

• Projeto político pedagógico;

• Currículo;

 • Escolas democráticas;

• Organização das escolas em Ciclos;

• O trabalho por Projetos;

• Planejamento Escolar;

• Práticas Educativas;

• As diferentes perspectivas de análise da relação pedagógica;

• A legislação da educação;

• Educação Inclusiva.

 

Bibliografia:

BONDIOLI, Anna. O projeto pedagógico da creche e a sua avaliação: a qualidade negociada. Campinas: Autores Associados, 2004.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: ARTMED, 1999.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização. 26ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GADOTTI, Moacir; PADILHA, Paulo Roberto; CABEZUDO Alicia (Orgs). Cidade Educadora: princípios e experiências. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, Cidades Educadoras América Latina, 2004.

HERNANDEZ, Fernando. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 2ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 34ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MANTOAN, Maria Teresa Egler. (org), Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: EDITORA MODERNA, 2001.

MOLL, Jaqueline. Caminhos da Educação Integral no Brasil. Porto Alegre: Penso, 2012.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In Revista Brasileira de Educação, n. 12, set-dez/1999.

PARRA, Cecília. Didática da Matemática. Porto Alegre: ARTMED, 1996.

PANIZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: ARTMED, 2005.

PARO, Vitor. Henrique. Gestão Escolar, Democracia e Qualidade do Ensino. São Paulo: ATICA, 2007.

PERRENOUD, Philippe. Os ciclos de aprendizagem para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: ARTMED, 2003.

SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A Matemática na Educação Infantil. Porto Alegre: ARTMED, 2000.

SMOLE, Kátia C. Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CANDIDO, Patrícia. Cadernos do Mathema – Jogos de Matemática de 1º a 5º ano. Porto Alegre: ARTMED, 2007.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

VEIGA, Ilma Passos A. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. 17ª ed. Campinas: Papirus, 2004.

TAILLE, Yves de La e outros. Piaget, Vygotsky e Wallon. Teorias psicogenéticas em discussão. 21ª ed. São Paulo: Summus, 1992.

TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a Ler e Escrever. Porto Alegre: ARTMED,2002. VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

 ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

ZABALZA, Miguel. A Qualidade em Educação Infantil. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

 

Legislação e Textos Oficiais:

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Artigos 205 a 214.

Lei n.º 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.(atualizada)

Lei nº 11.274/2016, que altera a redação dos artigos. 29, 30,32 e 87 da Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matricula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade.

Lei nº 11.645/08, que altera a Lei nº 9.394/96, modificada pela Lei nº 10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental - 1ª a 4ª série, Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Critérios para um Atendimento em creches que Respeite os direitos Fundamentais das Crianças, Brasília: MEC/SEB, 2009.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, Brasilia: MEC/SEB, 2010.

BRASIL. Ensino Fundamental de 9 anos: orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade, Brasília: MEC/SEB, 2007.

BRASIL. Parâmetros em ação: Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC/SEF, 1999.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, Brasília: MEC/SEESP, 2007.

CNE/CP, Resolução nº 2 de 15 de julho de 2012; Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.

CNE/CEB, Resolução nº 4 de 2 de outubro de 2009; Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

CNE/CEB, Resolução nº 4 de 13 de Julho de 2010; Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

CNE/CEB, Resolução nº 5 de 17 de dezembro de 2009; Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

CNE/CEB, Resolução nº7 de 14 de dezembro de 2010; Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.

ECA, Lei Federal n.º 8.069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

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