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Professor de Educação Básica I - PEB I - Educação Infantil - Prefeitura de Jaguariúna 2018

Professor de Educação Básica I - PEB I - Educação Infantil - Prefeitura de Jaguariúna 2018

Professor de Educação Básica I - PEB I - Educação Infantil - Prefeitura de Jaguariúna 2018

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Apostila Impressa completa 

Acabamento no formato espiral.

Edição 2017/2018

 

Conteúdo  segue  conforme  edital  de abertura do Concurso  nº 01/2017

Português: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia, incluindo o novo acordo ortográfico que entra em vigência em 01/01/2016. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta.

Matemática: Conjuntos. Conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais). Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). Razões, proporções, porcentagem. Juros. Progressões aritméticas e geométricas. Probabilidade. Análise combinatória. Medidas e sistemas de medidas. Matrizes e determinantes. Equações de 1º e 2º graus. Sistemas de equações de 1º e 2º graus. Inequações. Polinômios. Geometria plana: ponto, reta, plano; ângulos; semelhança; relações métricas em figuras planas; perímetros e áreas. Geometria espacial: relações métricas e volumes dos principais sólidos. Trigonometria. Funções. Gráficos e tabelas: interpretação

Conhecimentos Gerais:

Constituição Federal – Artigos 205 a 214.

Lei Federal nº 9.394/96 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;

Lei Federal nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente;

Lei Federal nº 11.494/2007 - Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 

Decreto Federal nº 7.611/11 - Dispõe sobre a educação especial e o atendimento educacional especializado 

Referencias Bibliográficas:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Políticos Legais da Educação especial na Perspectiva da educação Especial. -Brasília; Secretaria de Educação Especial, -2010. 72p

Constituição da República Federativa do Brasil - Artigos 205 ao 214.

Lei nº 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente.

Lei nº 9394/96 - Diretrizes e Bases da Educação – atualizada.

Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC/2008 Resolução CNE/CEB 04/2010 - Diretrizes Nacionais para a Educação Básica.

Decreto nº 6.571/08 - Dispõe sobre o atendimento educacional especializado.

Conhecimento Específico:

Os direitos fundamentais da criança: saúde, proteção, educação, lazer e esporte. Fundamentos e métodos da educação infantil.

Conhecimentos básicos de crescimento e desenvolvimento infantil.

A literatura infantil na infância.

O lúdico e a imaginação na infância.

A organização do tempo e do espaço na educação infantil.

O brincar e sua relação com o desenvolvimento da aprendizagem da criança.

Relação afetiva criança/adulto.

Integração família/instituição de educação infantil.

Mecanismos de participação.

Conhecimentos Básicos de 1° Socorros;

Noções de Alimentação;

Noções de Higiene pessoal;

Creche e planejamento: organização do tempo e do espaço; Rotina Diária; A criança em seu desenvolvimento global: 0 a 6 anos.

Fases da escrita e do desenho.

Avaliação na pré escola.

Referencias Bibliográficas:

PIAGET, Jean William Fritz. A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Problema central do desenvolvimento. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro, Zahar, 1976.

PIAGET, Jean W. F. A Linguagem e o Pensamento da Criança. Trad. Manuel Campos. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1959. 307 p.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

GALVÃO, Isabel. Henri Wallon:Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes, 1999.

BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012.

BECCHI, E. et al. Ideias orientadoras para a creche: a qualidade negociada. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. Trad. Maria de Lourdes Tambaschia Menon. (Coleção Formação de Professores. Série Educação Infantil em Movimento).

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2006. vol.1. 

BRASIL. Ministério da Educação. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEB, 2009. 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010. 

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras nas creches: manual de orientação pedagógica. Brasília: MEC/SEB, 2012. 

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n.º 20/2009, de 11/11/2009 – Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n.º 5 de 17 de dezembro de 2009 – Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

DIDONET, Vital. A Avaliação na e da Educação Infantil. 

FALK, Judit (org). Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Araraquara: Junqueira & Marin, 2011. Trad. Suely Amaral Mello.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de; FINCO, Daniela (orgs). Sociologia da infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. Cap. 3, pág. 55 a 79.

FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? Comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: Penso, 2015. Capítulo 1, pág.29 a 59.

GOBBI, Marcia Aparecida; PINAZZA, Mônica Appezzato. Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014. caps. 2, 4 e 5. 34 Territórios da Infância

MELLO, Suely Amaral. Os bebês como sujeitos no cuidado e na educação na escola infantil. Revista Magistério, São Paulo – SME/DOT, n. 3, p. 46-53, 2014. 

NASCIMENTO, Maria Letícia. Algumas considerações sobre a infância e as políticas de Educação Infantil. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 14. n. 23/24, p. 146-159, jandez.2011.

OSTETTO, Luciana Esmeralda (org). Encontros e encantamentos na educação Infantil: partilhando experiências de estágios. Campinas/SP: Papirus, 2000. cap.10.

RICHTER, Sandra Regina Simonis; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, n. 1, p. 85-96, jan./abr. 2010. 

Kramer, Sonia. Avaliação na pré escola. Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 1996

Luquet, Henry George. O desenho infantil: Porto. Editora do Minho, 1969

Ferreiro, Emilia; Teberosk, Ana. A psicogênese da Lingua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985


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