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Apostila Concurso Supervisor de Ensino da Prefeitura de Poá

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Disponibilidade: Esgotado.

R$70,00

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Pré venda disponível

Material  impresso em elaboração 

Formato : páginas A4  75  gramas, capa e contra capa 230 gramas

 

DISPONÍVEL PARA REMESSA A PARTIR DO DIA 20/07/2015

 

Descrição do Produto

LÍNGUA PORTUGUESA

 

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

 

MATEMÁTICA

Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Potências e raízes. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Resolução de situações-problema.

 

ATUALIDADES

Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do primeiro semestre de 2015, divulgados na mídia local e/ou nacional.

 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

MS-Windows 7: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus,programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2010. MS-Word 2010: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados. MS-PowerPoint 2010: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Gestão Escolar para o sucesso do ensino e da aprendizagem

a)      Gestão  Democrática,  Gestão  de  recursos  financeiros  e  humanos  e  Mediação  e  gestão  de  conflitos:  A construção coletiva do projeto pedagógico da unidade educacional - as demandas sociais e da comunidade educativa;  a  diversidade  como  princípio  para  a  formação  de  valores  democráticos;  educar  e  cuidar  como dimensões indissociáveis de toda ação educacional; o papel da UE como promotora de aproximações sucessivas dos alunos aos conhecimentos relevantes e significativos para as aprendizagens e desenvolvimento das crianças, jovens  e  adultos  como  fator  de  aperfeiçoamento  da  prática  docente  e  da  gestão  escolar.  Política  Pública Educacional.

b)    A unidade educacional como espaço de formação continuada e de aperfeiçoamento profissional voltado para a qualificação da ação docente.

c)     Avaliação  e  acompanhamento  do  rendimento  escolar  e  Educação  Inclusiva:  O  processo  de  avaliação  do desenvolvimento  e  do  desempenho  escolar  como  instrumento  de  análise,  acompanhamento,  intervenção  e reorientação  da  ação  pedagógica:  os  avanços  da  aprendizagem  dos  alunos,  inclusive  os  que  apresentam necessidades educacionais especiais, e o desenvolvimento da UE enquanto comunidade de aprendizagem.

d)    As Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto escolar: A Educação e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação.

e)    O cotidiano escolar para a educação de hoje: a construção de valores de uma vida cidadã que possibilita aprender e socializar saberes, desenvolver atitudes cooperativas, solidárias e responsáveis.

 

2. Currículos e Programas

a)   Saberes e práticas voltados para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais.

b)   O desenvolvimento da competência leitora e os saberes escolares das diversas áreas de conhecimento.

c)   Concepção sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem.

d)   Organização dos conteúdos de aprendizagem.

e)   A Escola, o Currículo e a Diversidade.

f)   Educação Básica: articulação e desenvolvimento curricular.

 

3. Educação e Sociedade

a) Sociedade, Educação e Culturas.

b) Cidadania no mundo globalizado.

 

Bibliografia:   conforme   edital 

 

Legislação : 

 

Constituição da Republica Federativa do Brasil - artigos 205 ao 214.

Lei nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente.

Lei nº 9.394/96 - Diretrizes de Bases da Educação – atualizada.

Parecer CNE/CEB 11/2010 - Diretrizes curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 09 anos. Resolução CNE/CP 01/2004 - Diretrizes Curriculares Nacionais sobre Ed. das Relações Ético-Raciais. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC/2008.

Resolução CNE/CEB 04/2010 - Diretrizes Nacionais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB 05/2009 - Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil.

Resolução CNE/CEB 07/2010 - Diretrizes curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 09 anos.

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009- CNE/CEB – Institui Diretrizes Operacionais para o

Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

Decreto Nº 6.571/08 - Dispõe sobre o atendimento educacional especializado.

Lei Orgânica nº 1/1990 – Dispõe sobre a Lei Orgânica do Município de Poá: Artigo 84, parágrafos 1º ao 5º, e artigo 85.

Lei nº 3.720, de 07 de maio de 2014 – Dispõe sobre a estruturação do plano de cargos, carreira e vencimento dos profissionais do magistério público da Estância Hidromineral de Poá, institui as tabelas de vencimento e dá outras providências.

Lei nº 3.718, de 07 de maio de 2014 – Dispõe sobre o regime jurídico único dos servidores públicos da Estância Hidromineral de Poá.

Questões com gabaritos  em todas as matérias

Acompanha CD de apoio

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