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Apostila Professor Peb I - Educação Básica I - São Jose Rio Preto

Apostila  Professor Peb I - Educação Básica I - São Jose Rio Preto

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Concurso Prefeitura de São Jose do Rio Preto

Para os cargos de Professor de Educação Básica I - Peb I

Salário : R$ 2.587,79 ( Dois Mil, Quinhentos e Oitenta e Sete Reais e Setenta e Nove Centavos)

Total de vagas: 168

As inscrições deverão ser realizadas somente pela INTERNET, no site da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br), no período compreendido entre as 10 horas do dia 22 de setembro de 2014 até às 16 horas do dia 17 de outubro de 2014.

Valor de Inscrição:  R$ 63,10

A data prevista para realização da prova é 23 de novembro de 2014

 

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Descrição do Produto

Páginas : 498  pags

Edição : 2014

Material impresso  formato livro brochura

Acompanha CD

MATERIAL  COMPLETO CONFORME EDITAL

LÍNGUA PORTUGUESA

Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Pontuação. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto.

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

Raciocínio lógico: problemas de raciocínio lógico envolvendo situações do cotidiano e conceitos da Matemática básica. Tratamento da informação: análise e interpretação de dados fornecidos por meio de gráficos e tabelas na perspectiva da Matemática básica. Padrões numéricos e geométricos: exploração de conceitos aritméticos e geométricos elementares; simetrias. Exploração de conceitos da Matemática básica a partir de problemas contextualizados, envolvendo situações do dia a dia. Conteúdo da Matemática básica: conjuntos; razões, proporções e porcentagens; grandezas e medidas; sequências e progressões; funções, equações e inequações; matrizes; problemas elementares de máximos e mínimos; geometria plana, espacial e analítica; análise combinatória; noções básicas de probabilidade e estatística descritiva.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)

Uso de correio eletrônico, preparo de mensagens (anexação de arquivos, cópias). Navegação Internet, conceitos de URL, links, sites, impressão de páginas. Utilização das TIC para empreender, gestar e mediar processos escolares transforma e define a trajetória da escola e de sua comunidade escolar, cujas habilidades se adaptam a essas TIC e às práticas sociais por elas geradas. Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Os processos educacionais mediados em ambientes virtuais e que se apoiam no uso de TIC. Tecnologia, sociedade e educação. A influência da internet: novas ferramentas, cenários e finalidades educacionais. As Tecnologias da Informação e da Comunicação no contexto escolar.

 

ATUALIDADES

Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 1º semestre de 2014, divulgados na mídia local e/ou nacional.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

Unidade entre educar e cuidar na educação básica. Valorização de todas as linguagens infantis. Os diferentes ritmos na construção do conhecimento. Integração escola, família e comunidade. Árvore do saber: cultura e educação. Natureza (destacando os quatro elementos fortes) e Sociedade. Educação Inclusiva.

BIBLIOGRAFIA

 

DOCUMENTOS

A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos. 

Ensino Fundamental de Nove Anos - Ministério da Educação. 

Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças Ministério da Educação - 2009 

Práticas Cotidianas na Educação Infantil - bases para reflexão sobre as orientações curriculares - MEC-2009 

Parâmetros Curriculares Nacionais - Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental 

Brincadeira e interações nas diretrizes curriculares para a educação infantil: manual de orientação pedagógica: módulos I, II, III e IV - Ministério da Educação - Secretaria da Educação Básica - 2010.

A criança Descobrindo, Interpretando e Agindo sobre o Mundo - Série Fundo do Milênio para a primeira infância.Brasília: UNESCO, Banco Mundial. Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, 2005. Cadernnos Pedagógicos: 2. 

Expectativas de aprendizagem de língua portuguesa 

Orientações didáticas fundamentais sobre as expectativas de aprendizagem de língua portuguesa 

 

LEGISLAÇÃO

 

Constituição da Republica Federativa do Brasil Artigo 205 ao 214. 

Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente. 

Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 

Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - Mec 2008.

Resolução n.º 4, de 2 de outubro de 2009 CNE/CEB - Institui Diretrizes operacionais para atendimento Educacional especializado na Educação Básica, modalidade especial. 

Resolução n.º 5, de 17 de dezembro de 2009 CNE/CEB - Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil 

Resolução n.º 4, de 13 de julho de 2010 CNE/CEB - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

Questões com gabaritos

Acompanha CD de apoio

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