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Apostila Assistente Social Secretaria Saúde do Paraná - SESA PR

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Secretaria de Estado da Saúde – SESA

As inscrições para o Concurso Público serão realizadas pela Internet, no endereço eletrônico do IBFC www.ibfc.org.br e encontrar-se-ão abertas a partir da 00:00h do dia 04/08/2016 até às 23h59min do dia 01/09/2016, sendo o dia 02/09/2016 o último dia para o pagamento do boleto bancário, observado o horário de Brasília-DF

A aplicação da Prova de Conhecimentos está prevista para o dia 25/09/2016

 

Descrição do Produto

Material  impresso com  568 páginas

 

 

Língua Portuguesa

1. Interpretação de texto: informações literais e inferências possíveis; ponto de vista do autor; significação contextual de palavras e expressões; relações entre ideias e recursos de coesão; figuras de estilo. 2. Conhecimentos linguísticos: 2.1. Ortografia: emprego das letras, divisão silábica, acentuação gráfica, encontros vocálicos e consonantais, dígrafos; 2.2. Classes de palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, preposições, conjunções, interjeições: conceituações, classificações, flexões, emprego, locuções. 2.3. Sintaxe: estrutura da oração, estrutura do período, concordância (verbal e nominal); regência (verbal e nominal); crase, colocação de pronomes; pontuação.2.4. Níveis de linguagem.

Conhecimentos Gerais

1. Legislação Aplicada ao SUS: 1.1. Evolução histórica da organização dos sistemas de saúde no Brasil e do Sistema Único de Saúde (SUS) – princípios, diretrizes e arcabouço legal. 1.2. Controle social no SUS. 1.3. Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde. 1.4. Constituição Federal, artigos de 196 a 200. 1.5. Lei Orgânica da Saúde - Lei no 8.080/1990. 1.6. Lei Federal 8.142/1990. 1.7. Lei complementar 141/2012. 1.8. Decreto Federal 7.508/2011. 1.9. Legislação Estadual: Código Sanitário do Estado Lei n. º 13. 331/2001.

2. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Livro I, Título II, Capítulo I; Livro II, Títulos I, II, III e IV.

3. Ética e Cidadania: direitos e deveres do agente público: ética da responsabilidade e da humanidade.

4. Noções de Informática: 4.1. Conceitos básicos de tecnologia de informação; sistemas de informações; noção de hardware e software; componentes principais de um computador; Conceitos e utilização de equipamentos e aplicativos: 4.2. Processamento de texto: seleção, edição e alteração de textos; modos de exibição; salvamento e abertura de arquivos; criação de novo documento; auto salvamento; formatação de parágrafos; tabulações; bordas e sombreamento; criação e manipulação de tabelas; inserção e configuração de cabeçalhos e rodapés; verificação ortográfica; utilização do dicionário de sinônimos; trabalhos com colunas, molduras e figuras em molduras. 4.3. Processamento de planilhas eletrônicas; manipulação de células e planilhas; trabalhando com fórmulas e funções; formatação, gráficos, classificação e ordenação. 4.4. Apresentações; criação a alteração da aparência de slides, aplicando efeitos, slide mestre, objetos de desenho, diagramas e organogramas. 4.5. Noções fundamentais de Sistemas Operacionais; barras de menus; barra de rolagem; criação e utilização de atalhos; execução de trabalhos com janelas; papel de parede; Conceitos e utilização de ferramentas e procedimentos de internet e intranet: características gerais; noções de recursos de pesquisa e informação; recursos de navegação; páginas na Web, conexão, principais navegadores da Internet. 4.6. Correio eletrônico: recursos de e-mail (envio e recebimento), endereço eletrônico, anexar arquivos; Conceitos de organização e de gerenciamento de informações; arquivos (texto e imagens); pastas/diretórios e programas; criação e alteração de nomes de pastas e arquivos; abertura de arquivos; exclusão e movimentação de arquivos ou pastas. 4.7. Conceitos básicos de Redes de Computadores. Componentes básicos de uma rede de computadores; Topologia física de redes. 4.8. Segurança da Informação; cópias de segurança (backup); Processamento de documentos eletrônicos. 4.9. Conceitos e técnicas de digitalização de documentos.

Conhecimentos Específicos

1. Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social. 2. Trabalho do assistente social no âmbito sócio jurídico, Estado, políticas públicas, direitos humanos e direitos sociais no Brasil. 3. Defesa e garantia dos direitos básicos do cidadão no processo de inclusão/exclusão social no sistema capitalista. 4. Vulnerabilidade social. 5. Programas e projetos sociais: conceitos, elaboração, assessoria, coordenação, execução e processo avaliativo. 6. Pesquisa, planejamento e gestão de serviços nas diversas áreas sociais. 7. Trajetória histórica da seguridade social no Brasil: saúde/assistência/previdência. 8. Trabalho em equipe interdisciplinar e multidisciplinar. 9. Instrumentalidade do serviço social: estudo de caso, técnicas de entrevista, elaboração de relatório, laudos e pareceres; trabalho com redes sociais; trabalho com a família e com a comunidade. 10. Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003). 11. Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social (Lei nº 8.662/1993). 12. Lei Orgânica da Assistência Social (Lei nº 8.742/1993) e Lei nº 9.720/1998 (altera o artigo 30 da LOAS); Decretos nº 6.214/2007 e nº 4.712/2003 (regulamentam o benefício de prestação continuada de que trata a LOAS); Lei nº 10.836/2004 (cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências); Decreto nº 3.877 (institui o cadastramento único para programas sociais do governo federal). 13. Legislação sobre programas de aprendizagem: Lei nº 10.097/2000, Lei nº 11.692/2008, Decreto nº 5.598/2005 e Portaria (MT) nº 20/1991. 14. Código de Ética Profissional do Assistente Social, instituído pela Resolução CFESS nº 273/1993 e alterado pelas Resoluções CFESS nº 290/1994, nº 293/1994 e nº 333/1996. 15. participação social em saúde. 16. Lei Federal 8.142/1990.

Questões com gabaritos

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