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Apostila Agente de Educação Infantil - Prefeitura de Campinas 2014

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LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação e produção de texto. Ortografia Oficial. Pontuação e acentuação gráfica Concordância verbal e nominal. Intertextualidade.

MATEMÁTICA/RACIOCÍNIO LÓGICO

Sistema de numeração decimal; adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros. Razões e proporções; porcentagem. Regras de três simples e compostas Grandezas e medidas. Gráficos, tabelas, raciocínio lógico e resolução de situações problema.

CONHECIMENTOS GERAIS

- Matérias relacionadas à educação e cultura geral: fatos políticos, econômicos e sociais ocorridos nos últimos 12 (doze) meses e divulgados na imprensa local e nacional, contados até a data de publicação do edital de abertura deste concurso público.

- Estatuto do Servidor Público De Campinas - Lei Municipal No 1.399/55 (Artigo 15 e Artigos 182 a 204).

- Manual De Ética Da Prefeitura Municipal De Campinas (Páginas 4 a 27)

- Lei Orgânica do Município de Campinas (Artigos 222 a 238)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

A Prova Objetiva, no que se refere aos conhecimentos específicos, será elaborada com base nas atribuições do cargo e da profissão previstas na legislação vigente, e, inclusive, nos seguintes conteúdos programáticos:

- Organização do trabalho na unidade de educação infantil. Organização dos espaços, do tempo e seleção de atividades de rotina e atividades para recreação. Diversificação de atividades para as crianças. Brinquedos e materiais ao alcance das crianças. Integração escola X família e comunidade. Cuidados com a criança: alimentação, higiene (trocar fraldas, banhar, escovar dentes, desfraldar), descansar/dormir, saúde, segurança. Noções de deficiências e como atuar com a criança deficiente. Combate à discriminação: de gênero, étnica, econômica, de credo. Postura como educador: brincar junto com a criança, escutar a criança, dialogar com a criança, tom de voz, modos de falar com a criança. Trabalho em equipe. Atividades lúdicas. Noções de nutrição. Noções de ética e cidadania. Noções básicas de relações humanas.

LEGISLAÇÃO FEDERAL

Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - Constante no Documento Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica de 2013 - páginas 80 a 100. Caderno MEC - Brinquedos e Brincadeiras de Creches.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

LEGISLAÇÃO MUNICIPAL

Lei Municipal no 6662/91 - Conselho de Escola

Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação - Município de Campinas (*)

Questões para avaliação

Acompanha CD de apoio

 

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